Unindo amor
ao conhecimento

Era uma vez…

…um grupo de alunos que se reuniam todas as quintas-feiras para um mergulho nas grandes obras da Literatura e seus diálogos com o mundo das artes, em um curso chamado Os Clássicos, realizado na PUC-Rio.

O grupo reunia médicos, engenheiros, advogados, arquitetos, empresários, designers, professores, cientistas sociais, enfim, profissionais dedicados aos mais diversos campos do saber, mas que, em comum, tinham o desejo de mergulhar filosoficamente nos universos da literatura e das artes e nas suas leituras possíveis.

Depois de quase três anos juntos – e de terem visitado o sítio de Troia, através das narrativas homéricas; o Império Romano, juntamente com Virgílio, e mesmo o Irã, o Iraque, a Índia, a China e boa parte do oriente, através do “Livro das mil e uma noites” – o grupo propôs à professora fundir ficção e realidade e fazer com que as viagens literárias fossem também percursos reais.

A professora Sandra Guimarães, então, uniu ao grupo das alunas, Dolores Piñero – executiva do ramo de hotelaria e turismo com mais de 10 anos de experiência no setor.  Dessa união, nasceu esta nossa proposta de unir de formas diferenciadasatravés de cursos e viagensphilos e sophias, ou seja, amores e conhecimentos.

Fundadoras

Sandra Guimarães

É pós-doutoranda do programa de pós-graduação em Filosofia da PUC-Rio. Possui pós-doutorado pelo o programa de pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, doutorado em Literatura pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III e Doutorado em Literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense (2011), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006), graduação em comunicação social com habilitação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda. É pesquisador associado da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC – Rio, desde outubro de 2011.

Dolores Piñeiro

Licenciada em Administração de Empresas, pela Universidade Católica de Buenos Aires. Graduação em Jornalismo na Universidade Católica de Buenos Aires com pós em Antropologia Social e Política em Flacso, Facultad Latino-americana de Ciências Sociales. Professora Assistente na matéria “Contabilidade Gerencial” na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica Argentina (Buenos Aires) de 1995-2000.  Professora da Pós-Graduação de Hotelaria, na disciplina Revenue Management na Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro), em 2008.  Coach e palestrante especialista em viagens de autoconhecimento e transformação pessoal.